Saturday, May 09, 2020

Festival Tribeca 2020: Pacificado [Portuguese Translation]


The 2020 Tribeca Film Festival has been drastically curtailed, but the selected films still deserve attention and coverage, so I’m thrilled to be able to post a Portuguese translation of my Pacified review for potential viewers, both in the United States and in Brazil, courtesy of Angelica Sakurada (you can find the original below here):
 
As vistas das favelas do Rio valem milhões de reais, mas nenhum incorporador imobiliário pensaria em se arriscar no seu interior. Periodicamente, o BOPE (dos policiais de Tropa de Elite) lançam incursões na favela, mas eles nunca ficam muito tempo. No lugar, o líder do tráfico funciona como lei. Na favela da Tati, o seu quase estranho pai Jaca era conhecido por arbitrar as disputas da comunidade de maneira justa. Seu sucessor jovem e revoltado, nem tanto. Por esse motivo, todos estão ansiosos para que ele retome o papel de liderança que ele não quer mais no filme Pacificado do gringo Paxton Winter, falado em português e produzido por Darren Aronofsky, que seria exibido este ano no Festival de Cinema de Tribeca, se este não tivesse sido cancelado devido a triste falta de respeito pela vida humana pelo Partido Comunista da China, junto com a cumplicidade da OMS.

Tati é mais temperamental e mais alienada do que a maioria dos adolescentes, mas sua mãe fica falando a ela que as coisas vão melhorar com a saída da prisão logo mais de seu “pai”, que se chama José Ferreira. Os Jogos Olímpicos já terminaram e todo mundo está voltando a vida normal. Entretanto, os grandes chefes do morro estão contentes com a truculência que Nelson está dirigindo a favela e Jaca também está perfeitamente ok com isso. Mesmo assim, os residentes da comunidade continuam vindo até ele com seus problemas.

Francamente, Jaca tem bastante problemas dele mesmo. Seu irmão Dudu pisou na bola feio na gestão de uma das bocas de Nelson, enquanto também sofre com o abuso de drogas e depressão. A mãe da Tati, Andrea, é provavelmente até mais viciada. Entretanto, ele está começando a apreciar a inteligência e resiliência da Tati, apesar dos rumores sobre sua paternidade.

Mesmo Paxton Winters sendo um ianque, Pacificado definitivamente segue a tradição dos dramas realísticos de favelas, melhor exemplificados para audiências internacionais com Cidade de Deus e Cidade dos Homens. Ainda assim, o filme também possui as características de muitos filmes de gangsteres de Hollywood das décadas de 40 e 50, em que as estrelas como George Raft sempre aprendiam que voltar para casa é uma proposta complicada para ex-bandidos.

Bukassa Kabengele tem o balanço certo da fala calma e ao mesmo tempo o olhar intenso fuzilante como Jaca. Mesmo que Paxton Winters enquadre o filme como sendo a estória da Tati, Bukassa Kabengele completamente comanda o filme, como o personagem dele assaltando caminhões nos túneis do Rio. Ao mesmo tempo, ambos Débora Nascimento (ela atuou no filme Hulk de Edward Norton) e Raphael Logan estão espetaculares como os personagens desajustados, Andrea e Dudu, respectivamente. Mais, Jefferson Brasil adiciona todos os tipos de ambiguidade intrigante como o ex-comandante de Jaca, Juninho.

Há muito mais coisas no Brasil do que você vê em Pacificado, mas os olhos estrangeiros de Paxton Winters ainda captura muitos dos detalhes da vida na favela (incluindo um cena chocante da brutalidade do BOPE). Como resultado, o público poderá sentir como se pudesse navegar pelas ruas e vielas escondidas da favela eles mesmos, mas não recomendamos que façam isso na vida real. Altamente recomendado, Pacificado é certeza que será exibido em vários festivais internacionais (graças a sua qualidade e o nome de Darren Aronofsky ligado a ele), como era suposto ser exibido no Festival de Cinema de Tribeca deste ano.