Tuesday, March 03, 2020

Lançamento no Brasil: A Hora da Sua Morte [Countdown]


I’m thrilled the wonderful Angelica Sakurada volunteered to translate my review of Countdown (original here), as a public service, while it is in Brazilian theaters. Brazilian horror fans, we have you covered:

Sim, o aplicativo amaldiçoado é o trabalho de forças demoníacas, mas ainda assim não é tão maléfico quanto a empresa Huawei. O aplicativo prevê a hora da morte de quem baixa o aplicativo, mas qualquer tentativa de alterar as profecias torna o aplicativo extremamente raivoso. Aqueles com um pressentimento e que tentam trapacear o destino estão sujeitos a um tormento perturbador no filme A Hora da Sua Morte [Countdown] de Justin Dec, que lançou na semana passada no Brasil (lançado recentemente em DVD aqui nos Estados Unidos).

A vítima inicial reluta em baixar o aplicativo após sucumbir a pressão dos amigos bêbados. Isso nunca é uma boa ideia em filmes de terror. Embora ela recuse a oferta do seu namorado bêbado de uma carona pra casa, ela mesmo assim morre em um acidente esquisito. Esse fato acaba fazendo ele acreditar na sina, porque ele realmente socou o carro na árvore. A enfermeira Quinn Harris tenta conversar com ele racionalmente, mas ele inevitavelmente morre no exato segundo também. Isso acaba a perturbando, porque ela também tem o aplicativo do inferno nesse momento, e que mostra que ela tem somente alguns dias de vida.

Claro que todo mundo está baixando o aplicativo de contagem regressiva, então ela acaba encontrando logo uma pessoa também com pouco tempo para se juntar. Ela e Matt Monroe procuram a salvação em lojas de celulares e na igreja católica. Neste caso, a igreja é de melhor ajuda, mas somente após eles conhecerem um padre fã de cultura pop que aprendeu sozinho tradições demoníacas.

De fato, quando o padre John finalmente aparece é que o filme começa a ficar interessante. Questionável, a primeira parte deriva da franquia Premonição (Final Destination). Entretanto, o a abordagem maluca de P.J. Byrne do personagem do bom padre e suas técnicas intrigantes de exorcismo que elevam o nível do filme e tocam em temas profundos estilo Blatty do bom versus mal.

Honestamente, os atores coadjuvantes são consideravelmente melhores que os atores principais bem medianos. Elizabeth Lail é certamente convincente como Harris e ela proporciona uma cena boa e meio cômica com um verdadeiro bêbado, mas é do padre John de Byrne e de Tom Segura surpreendendo na tela como o cara do celular Derek que o público certamente vai se lembrar. Peter Facinelli também está perfeitamente repugnante e nojento como o médico estilo Roger Abdelmassih do pronto-socorro de Harris.

Este filme definitivamente não é a grande atração dos filmes B do momento, mas o filme de Dec tem momentos inteligentes surpreendentes.  A Hora da Sua Morte nunca será lembrado como um filme pioneiro de significância cultural, mas ainda assim está acima da média de sua faixa para os fãs de filmes de terror. Considere este um momento de prazer. A Hora da Sua Morte é recomendado para aqueles que apreciem um filme simples, de orçamento modesto mas gostoso de assistir. Lançado em 27 de fevereiro no Brasil, e está disponível em DVD nos Estados Unidos.